Primeira conversa

Olá meu filho, como  foi seu dia?  

Sabe, pouco tempo temos tido para conversar.

Outro dia estava lendo uma reportagem de um novo software, um aplicativo que projetava permitir que se recorde toda uma vida,  vídeos , palavras, fotos, artigos, momentos para que alguém pudesse ao final de uma vida, um parente ou curioso possa rever tudo isto.

Fiquei aqui  analisando que na verdade isto já acontece, todos nossos dados, fotos, vídeos pensamentos momentâneos ou emotivos, estão interligados numa grande rede de comunicação e devidamente arquivados e compartilhados, muito sem nossa percepção.  

Nossa vida já está sendo  registrada

Vocês meus filhos da geração em que o celular é uma comunicação sem limites.

Fiquei pensando um pouco mais sobre isso,  e pensei que vocês vão no futuro chegar no seu celular e verbalmente  e perguntar a ele quem foi meu pai , o que ele pensava de verdade.

Tenho certeza que rapidamente vocês vão receber uma resposta em milésimos de segundo , com toda minha história minhas fotos , nossas conversas tudo devidamente organizado. 

Mas me pairou uma grande dúvida .  Será que esses dados que hoje passamos de uma forma livre pelas facilidades que a tecnologia nos dá, para que nos comunicarmos com vocês e com o mundo, estarão compilados, ou seja devidamente organizados conforme o meu real pensamento?  Ou  podem como hoje acontece claramente no mundo da mídia internacional , serem distorcidos a todo momento criando um outra história sobre mim?

Por esta razão meus filhos,  tenho pensado arduamente em usar o pouco do tempo que temos, para que vocês possam me ouvir de verdade,  durante sua vida .

O mundo muda a cada momento, cíclico , nem sempre para melhor, ou será que sempre para melhor?  Um outro dia conversaremos sobre isso .

Hoje estou no domingo tomando meu café, refletindo sobre a vida, enquanto vocês dormem depois de uma noite de jogos on line e conversa com seus amigos virtuais.

Assim como foi na história da comunicação , as cartas, onde para escrever  você levava um dia,  uma semana,  um mês, necessitavam para não borrar o papel com a tinta, antes pensar,  analisar , conjecturar aquilo que escrevia.

Esta carta era enviada para pessoa do destino, seja ela um amor , uma paixão , um amigo , uma amiga, um professor, seja ela um companheiro  de guerra , ou  um governante.

Quando esta carta chegava a seu destino,  era recebida com extrema ansiedade, pensamentos mil rodavam ao abrir aquele papel fechado. Eram abertas com muito cuidado para não perder qualquer conteúdo.

Hoje vocês abrem  as cartas de jogos de Futebol online , ou as menssagens de Waths vocês são sugados, usando as suas emoções que foram colocadas nesta nova onda , sem que vocês percebam.

Voltando a abertura da carta ,  lia-se lentamente palavra por palavra, aliás cada detalhe de cada letra, a espessura, a forma da letra, o tamanho da letra , o espaço entre as palavras que às vezes eram mais curtos ou totalmente organizados, o cheiro da carta, a textura do papel, o cheiro da tinta, o tamanho da carta.   E lia-se novamente toda a carta quantas e quantas vezes, e os pensamentos  , as análises, os sentimentos e ressentimentos,  eram organizados , diante daquilo que estava escrito.

Por isso peço um pouco do seu tempo, uma vez por semana , quando  estiver a sós com seu companheiro inseparável ,   seu celular, para me ouvir.

Desejo que conheça por mim meu verdadeiro eu.

Para deixar claro e tranquilo desde agora, não sou contra a seu grande amigo celular, pelo contrário , amo a tecnologia,  amo a invenções humanas.

Apenas quero refletir junto com vocês, nós como pessoas que criaram isto .

Preciso vos dizer algumas coisas que me passam na cabeça todo dia.

A rapidez do pensamento que vocês meus filhos tem hoje é extraordinária e ao mesmo tempo tão superficial.

O meu pensamento  tenta acompanhar isso a todo momento, e muitas vezes me pego perdido no pensamento de todos, como uma onda do mar estivesse me levando, sem  eu conseguir sair dela.

Sabe aqueles fatos trágicos das pessoas que estavam caminhando de volta de um banho de mar  para a praia,  e caíram no fosso de uma corrente que os levou para o fundo do mar e não sabiam nadar? Hoje que vocês estão sujeitos à  essa onda,  e podem cair nessa vala e nessa corrente,  que vos arrastará  para o fundo ,  sem saber nadar, para um fosso   onde um senso comum, muitas vezes não julgado com conhecimento e perspicácia,   é tomado como  verdade.

Então, meus filhos, vamos conversar um pouco,  pois pretendo  te ensinar a nadar, mas a nadar de verdade, passo-a-passo, para quando as ondas vierem e novas  correntezas  surgirem,  e tentarem te levar para a lugares desconhecidos, você nade com toda a força por seus pensamentos, buscando o seu rumo .

Que assim seja meus filhos.  

Meus filhos me refiro não somente aos que convivem comigo e que geneticamente são parte de mim , mas também aos filhos deste mundo, pois na verdade,  a sensação de propriedade dos meus entes mais queridos,  é temporária,  e faz parte de algo muito maior.

Só tenho uma certeza, temos o livre arbítrio .

E é isso que eu quero deixar a vocês meus filhos, a vocês filhos deste mundo que é um ciclo, deste mundo em que vamos conversar  da própria evolução natural do ser humano .

Mas isto fica para uma próxima conversa 

Isto é apenas um começo, um começo que eu desejo que se torne um fundamento, para que vocês meus filhos sejam indivíduos únicos, pensadores, críticos, que conduzam  vocês e o mundo, não para um  vida medíocre, acompanhamdo movimentos das ondas mais malucas e cíclicas, mas sim que façam de vossas vidas algo de valor,  e  o crer no Divino possa ser transformado no presente e que possam realmente evoluir de verdade como seres humanos.

Ter um propósito em vossas vidas.

Então , um beijo carinhoso, até a próxima!

3 comentários em “Primeira conversa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s